Espaço de acolhimento para moradores de rua é inaugurado na Boca do Rio

Espaço de acolhimento para moradores de rua é inaugurado na Boca do Rio

9 de abril de 2020 0 Por Marcelo Garcia

Nova Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) pode atender até 160 pessoas, inclusive famílias

Fonte: Redação | Foto: Google

Foto: Max Haack/Secom PMS

A Prefeitura inaugurou na manhã desta quinta (09), uma nova Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) para a população de rua. Instalada na Rua Clemente Mariani, 258, Boca do Rio, o espaço é onde funciona o Hotel Bali. A estrutura vai funcionar, inicialmente, por seis meses, e dispõe de 160 vagas destinadas às pessoas em situação de rua, inclusive famílias e faz parte das ações de enfrentamento ao coronavírus no município.

De acordo com a gestão municipal, o primeiro pavimento será destinado a homens; o segundo, para casais; e o terceiro andar vai acolher famílias. Alugado pela prefeitura dentro da estratégia de oferecer acolhimento a todas as pessoas que queiram deixar a rua no período de pandemia da Covid-19, o imóvel foi adaptado e ganhou parquinho para as crianças. Segundo o prefeito, o investimento é de R$1,8 milhão.

Os assistidos serão encaminhados para acolhimento, através das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) ou Centros Pop, e após passarem por avaliação médica. Na unidade, as pessoas irão receber alimentação, orientação para higiene pessoal e de pertences, além de encaminhamentos para serviços socioassistenciais, como o Bolsa Família, entre outros.

Segundo a titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, assim como a UAE Boca do Rio, já são oferecidas, de forma emergencial, 425 vagas a pessoas em situação de rua.