Estudantes do Colégio Monsenhor vão à São Paulo disputar o Desafio Nacional Liga Jovem, do Sebrae

Estudantes do Colégio Monsenhor vão à São Paulo disputar o Desafio Nacional Liga Jovem, do Sebrae

20 de março de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Equipe é uma das duas selecionadas de Salvador, ao lado da equipe do Central, colégio tradicional da capital baiana

Fonte: Redação (Pablo Sousa | Boca do Rio Magazine) | Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)

Se você é ou já foi estudante de escola pública, certamente em algum momento, ficou sem ter livros didáticos para estudar, seja porque a secretaria de educação não mandou ou, porque mandou em quantidade insuficiente. Essa é uma situação que se repete há muitos anos tanto na esfera municipal quanto na estadual e, consequentemente, prejudica o rendimento escolar dos alunos.

Incomodados com essa situação, um grupo de alunos do Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa, no Imbuí, decidiu pensar em uma solução que fosse prática e de fácil adesão dos alunos. E, durante esse período de construção da ideia, encontraram nas redes sociais, um desafio de empreendedorismo para jovens estudantes. Era o Desafio Liga Jovem, uma competição que vai reunir mais de 5000 jovens de todo Brasil, para escolher os projetos mais inovadores e com impacto social!

Os alunos, então, se inscreveram, apresentaram a proposta e foram aprovados. Agora, a Equipe The Elite Group, composta por Hillary de Jesus Cerqueira (16 anos), Bianca do Nascimento Santos (15 anos), Oseias Borges Soares da Silva (17 anos) e Micaeli Brandão dos Santos (15 anos), com a professora de História, Ana Paula da Silva Santos, como orientadora, está embarcando para São Paulo nesta segunda (20), para disputar a semifinal, sendo um dos 100 projetos aprovados para essa etapa.

Entre os melhores projetos, 42% são de escolas do Nordeste e a equipe do Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa é uma das duas únicas de Salvador na disputa, ao lado do Colégio Central da Bahia, tradicional na capital baiana.

Ideia
O trunfo dos jovens será apresentar uma proposta para criar um aplicativo de leitura chamado BookStore. Essa ferramenta terá como foco principal, disponibilizar os livros didáticos da rede pública dentro do aplicativo. Tal iniciativa já é comum para as escolas particulares, porém ainda é uma realidade distante para as escolas públicas, tendo apenas o livro físico como o único acesso ao material didático, e como nem todos recebem o livro físico, o aplicativo será uma alternativa para sanar essa deficiência.

“O livro físico é bom, mas tem alguns problemas como a questão ambiental. Gasta papel, celulose…, a natureza está a cada dia mais pedindo socorro e, depois do fim da vida útil, a reciclagem também não é feita de forma suficiente, além das variáveis que fazem com que a gente perca os livros. Sem falar no prejuízo à saúde do aluno, porque, diariamente eles precisam carregar vários livros, em muitos casos, eles caminham grandes percursos a pé e isso sobrecarrega a coluna desse jovem. Por isso, o aplicativo vem para resolver todas essas questões”, disse a professora Ana Paula.

Boca do Rio Magazine BDRM

“Eu estudei o ano passado todo sem livros, por isso, a ideia do aplicativo vem da nossa necessidade no dia a dia. Em dezembro, a gente viu a divulgação do desafio nas redes sociais e, conversando com a professora Ana Paula e com os amigos, pensamos em nos inscrever”, disse Hillary, empolgada.

Apoio
Todas as despesas da viagem estão sendo custeadas pelo Sebrae Bahia, mas a professora contou que durante o desenvolvimento da ideia, os alunos visitaram alguns estabelecimentos para apresentar a ideia e oferecer espaço publicitário em troca do apoio. Segundo ela, todos os estabelecimentos visitados, aprovaram a proposta e aceitaram contribuir com o projeto. “Todo mundo achou maravilhoso porque é um aplicativo que estimula a leitura e o conhecimento”, finalizou.

O Desafio Liga Jovem
O Desafio Liga Jovem é organizado pela Sebrae Nacional em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. As duas últimas etapas da competição acontecerão na cidade de São Paulo, de 20 a 25 de março. Até 20 equipes passarão para a final, que ocorrerá durante o evento de inovação Bossa Summit.

As seis equipes mais bem avaliadas na última etapa, juntamente com seus orientadores, serão declaradas vencedoras. De acordo com a organização, elas “receberão uma viagem para Madrid, na Espanha, para uma vivência de inovação. A viagem terá duração de até 10 dias e com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria”.