Golpes no WhatsApp: veja dicas para se proteger e evitar ser enganado

Golpes no WhatsApp: veja dicas para se proteger e evitar ser enganado

18 de julho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Para não cair em armadilhas, é importante conhecer os dois tipos de golpes mais comuns no aplicativo; saiba detalhes.

Fonte: g1 | Fotos: pixabay

.

Atualmente é muito comum usar o WhatsApp para conversar com amigos e familiares, mas essa atividade cotidiana pode ser uma oportunidade para criminosos aplicarem fraudes que causam prejuízos financeiros.

Dessa forma, para não cair em armadilhas, é importante conhecer os dois tipos de golpes mais comuns no aplicativo: clonagem de perfil ou roubo de conta. Veja mais detalhes abaixo:

Clonagem de perfil

Na clonagem de perfil o criminoso copia a foto de perfil do WhatsApp de um familiar da vítima, como filho ou irmão. E entra em contato para pedir dinheiro a partir da nova conta.

Essa fraude pode ser facilmente reconhecida porque o número de celular não estará na sua agenda. Por isso, o golpista vai tentar inventar uma desculpa para a troca do número. Mas não precisa responder nada, a mensagem deve ser simplesmente ignorada.

Leia também:

Roubo de conta

Já no caso do roubo de conta, o criminoso tenta registrar a sua conta de WhatsApp no celular dele.

Para isso ele precisa de um código de autorização que o WhatsApp envia para o dono da linha, no caso, você.

Como funciona:

O criminoso instala o WhatsApp no celular dele. Quando o WhatsApp é instalado, ele precisa confirmar o número do seu telefone antes de liberar o acesso. Essa confirmação é realizada com um código de seis dígitos enviado pelo WhatsApp por mensagem de texto (SMS).

O fraudador informa o seu telefone e por isso o WhatsApp envia um SMS para você. É como se você estivesse instalando o WhatsApp em um aparelho novo. Os golpistas não tem acesso a esse código, então eles tentam te enganar para que você revele os números que chegaram no seu telefone.

Assim, eles entram em contato com você inventando várias situações. Para isso, eles podem dizer que alguém está te convidando para uma festa ou evento, ou que você está participando de uma promoção e que ganhou um sorteio.

Tudo isso para conseguir o código. Eles dizem que para aproveitar algum benefício você precisa validar o seu cadastro, informando um código que eles dizem ser enviado por SMS. Distraída com essa conversa, a pessoa pode abrir a mensagem sem reparar que ela foi enviada pelo WhatsApp, pensando que se trata da chave para ganhar o tal prêmio.

Se você entregar o código, o invasor consegue roubar a sua conta do WhatsApp, e assim ele verá seus grupos e os seus contatos que estão nesses grupos. Então ele finge ser você para entrar em contato com essas pessoas e pede dinheiro para resolver uma suposta urgência.

Além disso, o fraudador também pode te trancar para fora da conta, ativando a opção ‘verificação em duas etapas’ [veja abaixo como essa verificação funciona.]

Por isso, nunca fale para ninguém um código recebido por SMS e fique atento: as mensagens que o WhatsApp manda vem escrito “código do WhatsApp”.

O que fazer em caso minha conta seja roubada?

Caso um alguém roube a sua conta, você receberá um aviso do WhatsApp informando que o número foi registrado em outro aparelho. Para recuperar o acesso, tente reativar o WhatsApp o quanto antes.

Quando o criminoso copia a sua conta, ele ativa a verificação em duas etapas para impedir que você recupera a conta. Mas isso é normal. Somente a tentativa de registrar a conta novamente, mesmo que não seja concluída por causa da verificação em duas etapas, já é capaz de derrubar o acesso dos criminosos.

Depois que você tenta recuperar a conta, a senha configurada pelo invasor deixará de valer após sete dias. Passado esse prazo você pode concluir a ativação usando apenas o código por SMS.

ATENÇÃO:

Saiba que trocar de chip ou de celular não vai ajudar a recuperar a conta. Assim, para usar o WhatsApp novamente é preciso aguardar os sete dias ou contratar uma nova linha. Somente procure a operadora e peça um novo chip caso o seu tenha parado completamente de funcionar.

Por isso, se receber contatos de amigos pedindo dinheiro, confirme a situação em uma chamada, tenha muito cuidado antes de fazer uma transferência ou pagar um boleto, pode não ser possível reaver o dinheiro transferido.

E lembre-se também que estes golpes podem acontecer em outros aplicativos, não se discuide de só porque você não usa WhatsApp, qualquer meio de comunicação pode ser usado para aplicar esse tipo de fraude e é importante estar sempre atento.

Como se proteger contra fraudes

Com algumas configurações o WhatsApp pode ser reforçado para diminuir a chance de fraude. Veja abaixo quais são esses ajustes:

Ative a verificação em duas etapas. Com esse recurso o WhatsApp vai exigir uma senha antes de autorizar a transferência da sua conta para outro aparelho.

Defina um email de recuperação e proteja esse email também, porque ele pode ser usado para burlar a segurança.

Restrinja a foto do seu perfil. É um pouco mais difícil clonar a imagem da sua conta se ela estiver restrita aos seus contatos nas configurações de privacidade.

Ative as notificações de segurança. O código de segurança muda quando alguém instala ou transfere o WhatsApp. E essas modificações mostram quando isso acontece. Se um amigo pedir dinheiro logo após a conta dele ser transferida você pode desconfiar de uma invasão.

Fique de olho nas sessões WhatsApp web. Elas dão acesso a sua conta do WhatsApp. Desconecte todas as sessões caso você não reconheça alguma delas.

Use o bloqueio de tela no seu celular. É obrigatório usar uma senha de bloqueio para proteger todos os seus aplicativos. O WhatsApp não é diferente.