Mais de 300 mil baianos realizarão 2ª etapa do Enem no domingo (12)

Mais de 300 mil baianos realizarão 2ª etapa do Enem no domingo (12)

12 de novembro de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Na Bahia, são 857 locais de prova e 11.010 salas de aplicação

Fonte: iBahia | Foto: Minne Santos (Seplag)

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (12). Na Bahia, são 857 locais de prova e 11.010 salas de aplicação. Os candidatos inscritos irão responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim como de Matemática e suas Tecnologias.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação ocorrerá às 13h30 e o encerramento às 19h. Os participantes que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terão uma hora a mais para concluir as provas. O exame segue o horário de Brasília.

Vale ainda pontuar que os participantes podem conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição disponível na Página do Participante, as informações referentes ao local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões, bem como atendimento especializado e tratamento por nome social, caso tenha sido solicitado pelo participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

Mais de mil profissionais da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atuarão no estado. Além de realizar o patrulhamento ostensivo e preventivo em bairros com instituições de ensino que recepcionarão os estudantes, a Polícia Militar também fará as escoltas dos exames no Aeroporto, Centro de Distribuições dos Correios e locais de prova. A ação ocorrerá antes e após o final do exame.

Leia também: Confira a programação do Festival Virada Salvador 2024

Boca do Rio Magazine BDRM

Siga o Boca do Rio Magazine no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279 e nos insira nos seus grupos!

Veja abaixo mais dicas para o domingo (12)

  • Documentação – Documentos digitais podem ser apresentados. Nesses casos, a identificação deve ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digitais, nos respectivos aplicativos oficiais – capturas de tela não serão aceitas. É imprescindível apresentar documento de identificação oficial com foto.
  • Identificação especial – O participante impossibilitado de apresentar o documento por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (5 de novembro). Nesses casos, a pessoa também precisará fazer a identificação especial, no local de prova, feita por meio de uma coleta de informações pessoais.
  • Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta em material transparente com tinta colorida, exclusivamente, nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
  • Porta-objeto – Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas. Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, bem como quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

Primeiro domingo de prova do Enem
Antes do primeiro dia de provas, a expectativa do INEP era de que 324.283 pessoas realizem a primeira etapa em 162 municípios baianos. No entanto, a taxa de abstenção foi 28,5%. O percentual é menor que a média nacional, de 33,2%.

O tema da redação foi um dos destaques. Segundo o INEP o tema escolhido foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O texto precisava ter até 30 linhas e ser dissertativo-argumentativo. Veja aqui como é feita a correção.