Moradores da região da Boca do Rio relatam dificuldade em se deslocar pela cidade utilizando o transporte coletivo: “faz falta…”

Moradores da região da Boca do Rio relatam dificuldade em se deslocar pela cidade utilizando o transporte coletivo: “faz falta…”

3 de setembro de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Usuários do transporte público de Salvador reclamam da falta de ônibus para se deslocar entre algumas regiões da capital baiana

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Secom PMS

A matéria de capa da 7ª edição do jornal impresso Boca do Rio Magazine traz o relato dos usuários do transporte público da região da Boca do Rio, que reclamam da falta de ônibus para se deslocar entre algumas regiões da capital baiana.

Segundo a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob), antes da pandemia, 305 linhas circulavam na cidade, com a frota de ônibus de 2.213 ônibus. Durante a pandemia, foram desativadas 39 linhas de ônibus e 10 foram extintas. Em 2021, a quantidade de linhas reduziu para 250 e a frota passou a ser, cerca de 1700 veículos. As linhas desativadas não têm previsão de retorno.

Quem mora na Boca do Rio e utiliza o transporte público como único meio de locomoção, sabe a dificuldade que é conseguir chegar no horário nos compromissos. Isso se deve ao fato de que as principais linhas que circulavam pela região foram desativadas. Linhas como Boca do Rio x Ribeira, Boca do Rio x Joanes / Lobato, Rio das Pedras x Campo Grande R1/R2 deixaram de existir e, com isso, muita gente ficou em dificuldade para chegar ao destino, como as Obras Sociais Irmã Dulce, no caso do Ribeira, e as faculdades UFBA e Católica, no caso do Campo Grande R1/R2. Outro destino que ficou desassistido foi a região do Hospital Roberto Santos e UNEB com a extinção das linhas São Gonçalo / Hospital Central x Pituba e N. S. Resgate / Hospital Central x Pituba.

Boca do Rio Magazine BDRM

Siga o Boca do Rio Magazine no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279 e nos insira nos seus grupos!

RUAS DESASSISTIDAS
Outro fator preocupante é a falta de transporte em locais da Boca do Rio, Jardim Armação e Pituaçu, que sempre foram roteiros importantes.

Em Armação, a Rua Gilberto Amado e Rua General Bráulio Guimarães ficaram desassistidas com as extinções das linhas 0931 Rio das Pedras x Campo Grande R1 e 0932 Rio das Pedras x Campo Grande R2. Essas linhas retornavam do Campo Grande rumo ao Imbuí e eram importantes, pois atendiam os alunos do Colégio Estadual Pedro Calmon e os trabalhadores que circulam nessa região.

Em Pituaçu, a Rua Manoel Antônio Galvão e Rua Barreto Pedroso ficaram desassistidas com a extinção da linha 0907 Boca do Rio x Ribeira e 0901 Boca do Rio x Joanes Lobato. Essas linhas, no retorno à Boca do Rio, atendia usuários do Parque Pituaçu e da USF Pituaçu.

Já na Boca do Rio, o problema é um pouco maior. A Rua Clemente Mariani, Rua Abelardo Andrade de Carvalho e Rua Emiliano Galiza também sentem os impactos com as extinções das linhas 0931 Rio das Pedras x Campo Grande R1 e 0932 Rio das Pedras x Campo Grande R2.

Já a Av. Dom Eugênio Sales, e a Rua Jaime Loureiro, Rua Orlando Moscoso, Rua Clemente Mariani e Rua Emiliano Galiza, estão impactadas com a extinção da linha 0907 Boca do Rio Ribeira, 0901 Boca do Rio x Joanes Lobato e a diminuição da frota na linha 0903 Boca do Rio x Lapa. Mesmo estando na orla, essa era uma das poucas linhas que assistiam os moradores que utilizam a integração com o Metrô, saindo na estação Imbuí.

ATENDIMENTO RUIM
Circular pela orla de Salvador também é uma dificuldade, mesmo a Boca do Rio estando nessa região da cidade. A extinção da maioria dos ônibus que seguiam sentido Farol da Barra dificulta esse deslocamento. A extinção das linhas 0931 Rio das Pedras x Campo Grande R1 e 0932 Rio das Pedras x Campo Grande R2 prejudicou a mobilidade para bairros como a Pituba até a Barra e ficou mais difícil, principalmente se o destino for Barra e Ondina, que as únicas linhas que atendem a região passam apenas na orla. Se o destino era a região da Estação da Lapa, a dificuldade vem com a redução da linha 0902 Boca do Rio x Lapa, onde tínhamos 2 opções, sendo uma via Av. Vasco da Gama e outra pela Av. Centenário. O deslocamento para atingir bairros como Pituba, Rio Vermelho, Ondina, Barra, Campo Grande está mais demorado mesmo usando a integração.

Outro grande problema é na região do Fórum do Imbuí quando chega a hora de pico. O ponto de ônibus fica lotado, por conta dos passageiros que saem do metrô na Estação Imbuí com destino aos bairros do entorno. Entre às 17h30 a 19h tem sido recorrente o atraso dos ônibus que passam pelos bairros do Imbuí, Marback e Boca do Rio, e isso tem causado grande aglomeração neste ponto. Como se não bastasse, a desordenação no intervalo entre um ônibus e outro, tem causado a lotação de ônibus que chegam isoladamente.

A linha 1158.01 Acesso Norte x Curralinho / Estação Imbui funciona no horário de pico pela manhã, com um intervalo considerável entre as linhas. Pela tarde, ela fica de hora em hora, o que é problemático para o horário de pico das 18h, já que essa espera de hora em hora atrapalha os moradores que precisam retornar para casa, que optam entre esperar muito tempo, ou pegar ônibus, deixando-os distantes do seu destino final.

A linha 1440 Cajazeiras 11 x Costa Azul surgiu para suprir a extinção da linha 1410 Cajazeiras 11 x Imbuí/Boca do Rio, mas tem o trajeto alterado, deixando de passar pela Via Regional para ir por Pau da Lima e Castelo Branco. Essa linha é mais uma que demora, embora a demanda não seja tão intensa. O problema maior é que ela não roda aos domingos, ou seja, quem deseja ir para as localidades de Pau da Lima, Castelo Branco, Cajazeiras 8, 10 e 11, não vão contar com essa opção. No passado, quando existiam as linhas 1410 e 1410.1, no domingo havia a junção das duas linhas, mas como a linha 1440.1 não tem um trajeto parecido com a 1440, fica difícil fazer tal junção nos domingos.

A 0903 Boca do Rio x Lapa tem sido uma grande queixa para os moradores da Boca do Rio, já não bastasse ser a única linha que liga o Imbui e a Boca do Rio com a orla da cidade, a comunidade tem se queixado do horário reduzido das frotas. A torcida é pra que essa linha não seja extinta.

A extinção da Linha 0907 Boca do Rio x Ribeira tem impactado no tempo de espera dos passageiros que desejam ir para inúmeros destinos, incluindo para os terminais de integração. Mas o impacto principal foi para os passageiros que precisavam dessa linha para ir a região do Comercio e Cidade Baixa, pois era uma duas únicas opções que tinham. Em tempos de BRT e alteração de linhas, por que não estudaram uma forma de manter a linhas sem passar pela Av. ACM e o bairro do Itaigara?

A extinção das linhas 1106 São Gonçalo x Pituba e 1139 N. S. Resgate x Pituba, dificultou a vida dos moradores da Boca do Rio que precisavam chegar a região do Cabula, tendo como destino principal o Hospital Roberto Santos e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Não valeria a pena estudar uma linha mais enxuta, mais que atendesse os moradores da Boca do Rio e entorno?

Algumas linhas da região que foram extintas:

  • 0901 Boca do Rio x Joanes / Lobato
  • 0902 Boca do Rio x Lapa
  • 0904 Marback x Lapa
  • 0905 Marback x São Joaquim
  • 0907 Boca do Rio x Ribeira
  • 0911 Vale dos Rios x Praia do Flamengo
  • 0923 Marback x Barroquinha
  • 0931 Rio das Pedras x Campo Grande R1
  • 0932 Rio das Pedras x Campo Grande R2
  • 1106 São Gonçalo / Hospital Central x Pituba
  • 1139 N. S. Resgate / Hospital Central x Pituba
  • 1410 Cajazeiras 11 x Imbuí Boca do Rio