Prazo para atualização do Cadastro Único é prorrogado até outubro; saiba mais

Prazo para atualização do Cadastro Único é prorrogado até outubro; saiba mais

14 de julho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Extensão do prazo foi divulgada nesta quinta-feira (14), pelo Governo Federal.

Fonte: Correio* / G1 BA | Foto: Reprodução

O prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foi prorrogado nesta quinta-feira (14). Agora é possível estender por até 60 dias a partir da data limite de cada beneficiário, até no máximo em outubro.

Com isso, as pessoas que ainda não realizaram a atualização do cadastro não terão seus benefícios suspensos até a nova data para revisão das informações.  O recadastramento é apenas para quem se inscreveu no CadÚnico nos anos de 2016 e 2017 e continua sendo feito presencialmente, após agendamento pela internet.

Reclamações

Na capital baiana, o procedimento tem gerado muita confusão, e a principal queixa dos beneficiários é de não conseguir marcar o atendimento nos pontos disponibilizados, para fazer a atualização do cadastro antes do final do prazo inicial, que encerraria na sexta-feira (15).

Com a prorrogação, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reforça que os beneficiários dos programas sociais ganham mais tempo para atualizar as informações e, assim, podem evitar filas nos postos de atendimento. 

A Sempre informa que o prazo para atualização dos cadastros é individualizado, não sendo assim a mesma data para todos. O beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.

Consulta aos dados

Para saber se uma família está cadastrada ou não, e se precisa atualizar o cadastro, uma pessoa da família pode checar a situação do seu registro por meio do aplicativo Meu CadÚnico, que permite que o cidadão cadastrado no Cadastro Único acesse os próprios dados e de sua família e possibilita a impressão de comprovante de cadastramento.

Também permite saber se o cadastro da família está desatualizado ou se está incluído em algum processo de averiguação cadastral, o que exige nova atualização. As pessoas podem denunciar casos em que o setor do Cadastro Único não queira fazer o cadastramento, entrando em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania, pelo telefone 121.