Prefeito diz que aguarda projeto para decidir sobre mudança no carnaval

Prefeito diz que aguarda projeto para decidir sobre mudança no carnaval

20 de julho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Gestor aponta problemas do circuito Barra-Ondina, e diz que obra em trecho da orla atlântica que pode ser novo destino do carnaval.

Fonte: g1 BA | Foto: Reprodução

A possibilidade de mudança do circuito Barra-Ondina para a orla da região do Centro de Convenções, segue em discussão. Mas de acordo com o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, a prefeitura ainda aguarda receber o projeto para tomar uma posição sobre a mudança. O prefeito afirmou nesta quarta-feira (20), que neste momento, o debate está com a sociedade civil.

“A prefeitura ainda vai receber o projeto para fazer analise. Por enquanto, esse debate está na sociedade. Ainda não chegou para a prefeitura para analisar. A medida que o debate seja concluído, e o projeto seja apresentado, nós vamos analisar e vamos tomar uma decisão”, disse.

O prefeito voltou a destacar que a possibilidade surgiu a partir de uma grande obra de requalificação do trecho da orla de Pituaçu. Segundo o gestor, a obra deve começar em cerca de 50 dias. Ele detalhou que com a saída do sistema viário da região da beira mar, a área ganhará um calçadão como ocorre na região da Barra.

“Já está em licitação e, no máximo, em 50 dias nossa expectativa é estar iniciando essa obra. Há uma inversão no viário de parte da orla para o Parque Metropolitano de Pituaçu. Ali vai surgir um grande calçadão, uma nova Barra”.

Circuito Barra-Ondina

Apesar de dizer que o projeto ainda não chegou na prefeitura, Bruno Reis listou uma série de problemas no circuito Barra-Ondina.

“Surge a possibilidade de se ter um novo circuito do carnaval, tendo em vista que o circuito da Barra-Ondina tem uma série de problemas, de transporte, de trânsito, de segurança, de distribuição dos ambulantes e equipamentos públicos, com a dificuldade de implantação de banheiros químicos, instalação de camarotes, então pode ser. Se for um consenso, algo que a gente consiga, que haja o convencimento de todos, pode ser que haja a possibilidade de mudança, mas ainda vai chegar o projeto na prefeitura para que a gente possa se posicionar”, apontou Bruno Reis.

Em junho, o Conselho do Carnaval (Concar) montou uma comissão formada por arquitetos e profissionais de outras áreas para estudar a possibilidade de mudança.

A medida foi tomada após uma reunião do Concar com mais de 20 representantes do carnaval de Salvador. O grupo segue com reuniões onde discute o tema. O Conselho deve decidir até o final do mês se é favorável ou não à mudança.

Novo circuito

O circuito seguiria por quatro quilômetros na orla de Salvador até o bairro de Patamares. Segundo a prefeitura, esse trecho deve passar por uma requalificação. A obra deve criar um grande calçadão.

A preparação para a requalificação já foi publicada no Diário Oficial do Município e prevê a desapropriação de um território que engloba 22 terrenos, uma área total de mais de 74 mil metros.

O novo circuito tiraria os trios e os grandes blocos do circuito Dodô, na Barra-Ondina que ficaria apenas com atrações de menor porte, como já acontece nos eventos pré-carnavalescos, como o Fuzuê e Furdunço. É possível até que a mudança ocorra já no próximo ano.

“A gente tem postos de saúde, toda área de segurança pública, vistoria, controle dos trios elétricos, que é feito pela prefeitura. Você tem um aparato de serviços públicos que é instalado pelo circuito, que é uma coisa que favorece o novo circuito, pelo fato de você ter um espaço bastante diluído”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.