Prefeitura convoca beneficiários para acompanhamento obrigatório do Auxílio Brasil, antes do fim do prazo

Prefeitura convoca beneficiários para acompanhamento obrigatório do Auxílio Brasil, antes do fim do prazo

14 de dezembro de 2022 0 Por Marcelo Garcia

Com baixa procura e faltando duas semanas para o fim do recadastramento do Auxílio Brasil, a adesão ainda é baixa na capital baiana

Fonte: Redação | Foto: Secom PMS

Faltando duas semanas para o fim do recadastramento do Auxílio Brasil, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a convocação dos beneficiários do programa em Salvador para fazer o acompanhamento obrigatório de saúde. A ação é necessária para evitar o bloqueio do benefício.

Na capital baiana, a adesão ainda é baixa, segundo divulgou a SMS. O secretário de Saúde Décio Martins alerta sobre essa situação das pessoas que ainda não se dirigiram aos postos para fazer o procedimento essencial para a manutenção do auxílio e reitera sobre o mutirão especial que será realizado pelo órgão, visando expandir o horário desse tipo de atendimento. Mais informações sobre a ação serão divulgadas em breve pela secretaria.

“Esse acompanhamento integral à saúde, desde a avaliação médica, campanha vacinal e realização do pré-natal das gestantes, é imprescindível para a manutenção do programa e sua verificação relacionada ao bem-estar da população. Para auxiliar a população, nós faremos no próximo sábado, dia 17, um mutirão onde diversas unidades espalhadas por Salvador abrirão suas portas para receber esses beneficiários e assim poderem realizar este acompanhamento tão importante. Por isso peço para aqueles que ainda não puderam fazer este procedimento que façam o quanto antes, pois o prazo está próximo do término”, explica.

Crianças de zero a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes devem comparecer, das 8h às 17h, em um dos 166 postos de saúde da rede municipal. Os documentos necessários são o cartão do Auxílio Brasil (com Número de Identificação Social – NIS), a Caderneta da Criança, e o Cartão da Gestante.

Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, além de passarem por avaliação de peso e altura, para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos.

Essa atividade na unidade de saúde precisa ser realizada a cada seis meses, ou seja, no mínimo duas vezes ao ano. As gestantes devem fazer o pré-natal em uma Unidade de Saúde mais próxima de onde mora.

As condições para o recebimento do Auxílio Brasil são os compromissos assumidos pelas famílias e pelo poder público nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. As famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício.

Leia também: Réveillon de Salvador: Prefeitura anuncia grade oficial do Festival da Virada; confira