Projeto Boa Luta traz oportunidade para jovens carentes da Boca do Rio

19 de novembro de 2018 1 Por Eric Pereira
Grandes nomes como Junior Cigano e Cara de Sapato já passaram pelo projeto | Foto: Redação

Há mais de 05 anos, uma academia de jiu jitsu abria as portas para jovens que não podiam pagar para praticar o esporte. Assim nasceu o Projeto Boa Luta, idealizado por Yuri Carlton, mestre em jiu jitsu e responsável pela CT Nordeste Jiu Jitsu, localizado na Boca do Rio. No papel, o projeto tem 05 anos, mas na prática, bote tempo nisso.
O projeto que está sediado no Barreiro, comunidade carente aqui do bairro, atua na formação e no fortalecimento do caráter dos jovens, dando oportunidade para que eles possam enxergar um futuro diferente da realidade em que vivem.
A academia já conta mais de 10 campeões brasileiros, campeão sul-americano, campeão alemão e grandes nomes como Júnior Cigano e Antonio Carlos "Cara de Sapato" Junior.
No início do mês, o projeto recebeu a visita do Jiu Jitsu na Estrada, um projeto que tem objetivo dar uma volta ao mundo iniciando pelo Brasil, contando histórias de superação do Jiu Jitsu, principalmente em projetos sociais. E como o Boa Luta é referência no assunto, não podia ficar de fora. Durante a visita, José Luis e Aline, responsáveis pelo projeto, conheceram a realidade dos jovens do Barreiro e aproveitaram para dar um incentivo há mais para contribuir com o caráter dos jovens. "Esse projeto é diferente de muitos que conhecemos no Brasil. Por exemplo, aqui todos tem kimono, o que em muito lugares é algo bem distante. Vocês são privilegiados, portanto aproveitem essa oportunidade", frisou José Luis.
Atualmente, em cada aula, são em torno de 60 alunos, mas estão cadastrados mais de 250, com idades que vão desde os 05 aos 35 anos. A ideia inicial era atender apenas crianças e adolescentes, mas com o crescimento do projeto, os adultos também estão sendo aceitos. A única exigência é a participação regular / frequente nas aulas e, para quem está em idade escolar, é exigido também frequência e boas notas na escola.
Entre os melhores alunos estão Matheus Pires (16 anos), Jeron Santos (15 anos) e Bruno Santos (16 anos) que estão batalhando para competir no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu que acontecerá em janeiro de 2019 em Portugal.

Os jovens já estão de malas prontas, mas falta o principal: o dinheiro pra pagar a viagem. No total, eles precisam arrecadar algo em torno de R$ 25mil para custear a viagem dos três e do mestre Renê Jadam, professor e coordenador do Projeto Boa Luta.
Na luta para conseguir arrecadar o valor da viagem, os três concorrentes ao campeonato europeu já fizeram de tudo, desde pedir contribuição nas ruas do bairro e adjacências, à vender água na praia, passar rifas e pedir ajuda dos parentes, mas ainda falta muito para atingir o objetivo.
"Precisamos de ajuda para realizar o sonho desses meninos. Eles estão trilhando um caminho diferente da maioria dos jovens da idade deles, além de servir de exemplo para os mais novos. Eu fico muito feliz em ver esses meninos nessa caminhada, mas precisamos de ajuda financeira pra não interromper esse sonho", disse Renê.
Quem puder contribuir com alguma doação para que eles possam representar a Boca do Rio no campeonato europeu pode entrar em contato com Renê Jadan no 71992715050 ou com Yuri Carlton no 71992666097.
Confira algumas fotos do projeto.
Endereço:
Rua Professor Pinto de Aguiar, nº 22, Barreiro, Boca do Rio, CEP 41710-000, Salvador/BA.