Salvador confirma caso de monkeypox em criança de 2 anos; saiba detalhes

Salvador confirma caso de monkeypox em criança de 2 anos; saiba detalhes

8 de agosto de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Ela teve um quadro estável e não apresentou complicações com a doença.

Fonte: Correio* | Foto: Reprodução

Uma criança de 2 anos foi mais um dos casos confirmados de monkeypox – conhecida como varíola dos macacos – em Salvador. Ao todo, a cidade tem 13 casos da doença confirmados, sendo o maior número em toda a Bahia. O estado tem 19 casos de monkeypox, segundo a Sesab.

Leia também:

O diagnóstico foi confirmado na semana passada, informou o secretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins, em entrevista à TV Bahia, nesta segunda-feira (8). A criança tem o quadro estável e não apresentou complicações da doença.

Segundo o prefeito Bruno Reis, o caso está sendo acompanhado pela SMS. “Sempre que surge um caso, ele passa para o monitoramento permanente. Na semana passada lançamos o protocolo, para ações de prevenção e depois caso seja comprovado, o que fazer. A gente pede que as pessoas acessem o protocolo e se orientem”.

Protocolo em Salvador

Quem apresentar os sintomas deve procurar uma das unidades de saúde. Dois centros de referência atendem a comunidade da Boca do Rio: USF César de Araújo e USF Pituaçu.

Nos casos suspeitos, o paciente deve ser isolado, inclusive do contato com a família, até que o resultado do exame fique pronto. Talheres, roupas de cama e outros objetos não devem ser compartilhados. A recomendação é procurar ajuda médica assim que notar o aparecimento das bolhas. Elas não devem ser estouradas e podem ser higienizadas com água e sabão