Provedores locais de internet realizam ação voluntária de limpeza de postes da Boca do Rio; veja

Provedores locais de internet realizam ação voluntária de limpeza de postes da Boca do Rio; veja

8 de agosto de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Iniciativa tem objetivo de retirar fios e cabos inúteis dos postes, gerando mais segurança para os técnicos e ajudando a prevenir incêndios.

Fonte: Redação | Fotos: Redação

Uma ação conjunta entre provedores locais de internet tem movimentado ruas da Boca do Rio nas manhãs de sábado. A iniciativa tem por objetivo realizar limpezas dos postes do bairro, retirando fios e cabos inúteis de instalações de internet.

Leia também: Fios e cabos soltos nos postes podem servir de ‘combustível’ em incêndios; saiba mais

Wilson Britto, proprietário da provedora local Nossa Rede Internet e idealizador do projeto, explica que a iniciativa conta com a participação de diferentes provedores de internet atuantes no bairro.

“Nós estamos realizando esse projeto juntos, diferentes empresas e de forma voluntária. Todo sábado, das 8h às 12h, provedores locais estão unidos e atuando na limpeza dos postes de alguma rua do bairro, para darmos um apoio para comunidade, deixando as ruas mais seguras, retirando o lixo que muitas operadoras de internet deixam nos postes e que podem gerar incêndios”, explica.

No último sábado (6), a limpeza aconteceu na rua Lúcio Manoel da Hora, e contou com a participação das provedoras Nossa Rede, Conecte Fibra, KeuNet e NetFibra. O objetivo é diminuir a quantidade de fios soltos nos postes, que muitas vezes servem de combustível em incêndios. Além disso, a ação também trás melhorias para os próprios trabalhadores que atuam realizando instalações nos postes.

Vicente Machado, proprietário da Conecte Fibra, provedora que atua na Boca do Rio e tem sede no Doron, conta que aderiu ao movimento por considerar importante contribuir com a comunidade, mantendo a limpeza dos postes, prevenindo incêndios deixando o bairro mais bonito, além de facilitar o trabalho dos técnicos.

“Quando um poste pega fogo é prejuízo para todas as empresas que tem fios que passam por aquele poste, os clientes daquela rua ficam sem conexão com a internet e temos que enviar técnicos para o local, para realizar novas ligações. Por isso efetuarmos essa limpeza é uma forma de contribuir com a comunidade, prevenir incêndios e também de facilitar o trabalho dos próprios técnicos”, destaca.

Ele explica que o cabeamento retirado são restos de linhas de internet que já foram desativadas. A maioria do material inútil provém de ligações realizadas por operadoras de internet, o que ocupa espaço no poste sem necessidade, deixando as ruas feias e podendo provocar tragédias.

Desconhecimento

A ação na Boca do Rio já teve três edições, sempre aos sábados. Alguns moradores reconhecem a importância do projeto. É o caso do Técnico em Manutenção Automotiva, Eliseu Oliveira, que parabeniza os envolvidos e diz que essa atitude deveria ser comum para todas as empresas que atuam nos postes.

Por outro lado, há quem não entenda muito bem o que está sendo realizado. É o caso de Sidney Santos, proprietário de um depósito de bebidas do bairro. Ele disse que não sabia o que estava acontecendo e estava preocupado, por achar que a ação dos técnicos era porque a rua estava sem fornecimento de internet.

Wilson explica que de fato muita gente ainda não entende a iniativa. Para ele, isso ocorre porque ainda há pouco conhecimento sobre como funcionam as ligações de internet nos postes e, com isso, muita gente não reconhece quais cabeamentos de fato estão sendo utilizados e o que não passa de lixo acumulado. Mas ele é otimista, e acredita que com o tempo essa realidade vai mudar.

“Essa iniciativa também pode ajudar a comunidade a entender melhor como é essa questão do fornecimento de internet e com isso passar a cobrar mais das empresas que fornecem o serviço, observando quais são as que largam a sujeira e vão embora em comparação com as que atuam de modo a deixar a cidade mais limpa”, ressalta.