
Salvador tem previsão de chuvas com raios e trovoadas até sábado e secretaria alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra
26 de janeiro de 2024A partir de domingo (28), atuação de massa de ar quente e seca deve reduzir nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas na capital baiana
Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Marcelo Garcia (Boca do Rio Magazine)

Salvador tem previsão de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhada por raios e trovoadas, além de risco para alagamentos e deslizamentos de terra, entre esta quinta-feira (25) e o próximo sábado (27).
A informação é do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), que estima que a partir de domingo (28), a atuação de uma massa de ar quente e seca reduza a nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas na capital baiana.
A travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa nas primeiras horas desta quinta, por causa das condições de navegação na baía de Todos-os-Santos. O serviço chegou a ser liberado pela Capitania dos Portos às 8h, contudo, voltou a ser suspenso no fim da manhã.

A operação da travessia Ribeira- Plataforma também foi suspensa, e não há previsão de retorno, até que o serviço possa ser executado com segurança. Enquanto houver a interrupção, os usuários que precisam se deslocar entre os bairros podem utilizar a frota convencional de ônibus. Conforme a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), além da linha 0238 – Ribeira x Plataforma/São João do Cabrito, é possível integrar com outras, em direção à Avenida Suburbana e ao Largo do Luso.
Salvador tem registrado chuva forte e ventanias desde o início da semana. Na quarta-feira (24), os maiores acumulados registrados foram nos bairros de Sete de Abril (61mm), Cajazeiras VIII (49,8 mm) e Nova Brasília (46mm).
A Codesal informou que permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199, e emite boletins de alerta através de SMS. Para receber, é preciso informar o número do CEP para o número 40199.