Salvamar alerta para descargas elétricas em praias de Salvador

Salvamar alerta para descargas elétricas em praias de Salvador

25 de janeiro de 2024 Off Por Marcelo Garcia

Problema pode acontecer com as fortes chuvas previstas para a cidade

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) emitiu um alerta nesta terça-feira (23) para o risco de descargas elétricas nas praias de Salvador, com a chegada de uma frente fria à cidade.

Em nota, o órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recomenda aos banhistas que evitem o banho de mar enquanto as chuvas permanecerem na capital baiana.

O coordenador Kailani Dantas reforçou que é preciso ter cuidado redobrado nesse período, e explicou o perigo eminente.

“A Salvamar não indica o banho de mar nesse momento. Na semana passada, tivemos uma ocorrência muito séria lá em São Paulo, em que algumas pessoas receberam descargas elétricas na praia, e isso acontece porque o cidadão está um local descampado e acaba sendo um ponto de atração de raios. São situações que realmente podem levar qualquer ser humano a óbito”.

Além das descargas, a Salvamar pontua o risco das correntes de retorno, que são formadas pela incidência maior de ventos neste período. As praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã são consideradas as de maior risco de afogamentos no período de chuva.

Kailani Dantas lembrou ainda de outro cuidado importante, que é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, conforme pontuou o órgão, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Outro alerta do coordenador é com o cuidado com as crianças, que facilmente se distraem e acabam se afastando dos adultos.

Boca do Rio Magazine BDRM

Siga o Boca do Rio Magazine no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279 e nos insira nos seus grupos!

.

Estrutura
Em nota, a Salvamar detalhou que tem 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes.

Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato
Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970.

Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.