Secretaria de Saúde da Bahia emite alerta para casos de catapora após surtos em escolas

Secretaria de Saúde da Bahia emite alerta para casos de catapora após surtos em escolas

16 de agosto de 2023 0 Por Marcelo Garcia

Alerta foi divulgado nesta terça-feira (15) e prevê medidas que devem ser tomadas na rede de saúde de toda a Bahiachina lesbian sex toys custom baseball jersey best nfl jerseys cheap lace front wigs best sex toys wig shop nike air max 97 mens adidas yeezy boost 700 adidas outlet online nfl shop coupon code nike air jordan 6 nfl dallas cowboys nfl fan shop best female sex toy nike air jordan sale

Fonte: iBahia | Foto: Shutterstock

Sesab

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta, nesta terça-feira (15), para casos de varicela, mais conhecida como catapora, em municípios baianos. Aviso foi realizado após surtos de casos da doença em unidades escolares em alguns municípios do estado.

Segundo documento divulgado pelo órgão, a orientação é de que toda a rede de saúde da Bahia faça a imediata notificação de casos suspeitos de varicela a autoridades sanitárias, do município e do estado. Entre as medidas que devem ser adotadas estão:

  • Estão a permanência no domicílio até que as lesões evoluam para crosta;
  • Bloqueio vacinal (vacinação seletiva de pessoas sem histórico de vacinação anterior) que deve abranger os contatos de casos suspeitos ou confirmados de varicela em creches, escolas, ambientes hospitalares e comunidades indígenas;
  • Intensificação da vacinação de rotina, com busca ativa de crianças não vacinadas;
  • Monitorar o aparecimento de casos novos.
Boca do Rio Magazine BDRM

Siga o Boca do Rio Magazine no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta? Mande WhatsApp para (71).9277-9279 e nos insira nos seus grupos!

A Sesab ressalta ainda que não há indicação de suspensão de atividades escolares, mas medidas específicas devem ser tomadas para as crianças que tenham tido contato com casos suspeitos e confirmados.

O alerta da Sesab descreve também que as baixas coberturas vacinais representam risco iminente para que outros surtos e casos graves de catapora acontecem. Consequentemente, pode haver também um aumento nas internações.

Diante desse cenário, o órgão de saúde reforçou a necessidade da intensificação das ações de assistência e vigilância, pata a prevenção de casos graves e óbitos. Até o último sábado (12), foram notificados 443 casos de catapora, com maior incidência em crianças menos de 1 anos de idade.

A vacina contra a varicela é disponibilizada através do SUS e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para crianças de até 4 anos. Até maio deste ano, a cobertura vacinal contra a doença alcançou cobertura de 49,88%. Este número está abaixo da meta preconizada para o controle da doença, uma vez que deveria ser maior ou igual a 95%.