Sul do Brasil se prepara para marcas abaixo de 0°C com a primeira onda de frio do inverno

Sul do Brasil se prepara para marcas abaixo de 0°C com a primeira onda de frio do inverno

22 de junho de 2026 Off Por Marcelo Garcia

Massa de ar polar ganha força e pode provocar neve e geada ampla nos próximos dias

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O acompanhamento das dinâmicas climáticas sazonais assume um papel estratégico fundamental para o planejamento das atividades econômicas e logísticas em todo o território nacional. A transição para os meses de inverno costuma trazer consigo fenômenos atmosféricos de grande escala que modificam de maneira direta a rotina nas grandes cidades, exigindo atenção redobrada das autoridades de defesa civil e do setor de serviços. O deslocamento de massas atmosféricas vindas do extremo sul do continente atua como o principal condutor dessas transformações, estabelecendo novos padrões térmicos e inaugurando o período das temperaturas mais baixas do calendário anual com a chegada da primeira onda de frio.

Nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, o cenário meteorológico do Brasil começou a registrar mudanças profundas com a consolidação desse sistema de alta pressão. Uma massa de ar polar de forte intensidade avançou pelas fronteiras meridionais, gerando um declínio acentuado nas marcas dos termômetros em diversas localidades da Região Sul. Segundo as análises divulgadas pela equipe de meteorologia da Climatempo, este evento se caracteriza como o bolsão de ar frio mais rigoroso a atingir o país ao longo deste ano, com potencial para se espalhar por estados do Sudeste, Centro-Oeste e porções da Região Norte.

Neve nas áreas serranas e alerta emitido pelo Inmet

O ápice do resfriamento atmosférico está programado para ocorrer entre as madrugadas de terça-feira, 23 de junho, e quinta-feira, 25 de junho. Para as áreas de maior altitude situadas nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os modelos matemáticos apontam a ocorrência de marcas abaixo de 0°C e formação de geada de proporções amplas. Além disso, os especialistas apontam que existe a possibilidade real da ocorrência de neve localizada nas regiões serranas. O fenômeno depende da manutenção de um canal de umidade associado ao pico do ar polar, configurando o cenário típico de inverno severo esperado para a primeira onda de frio.

Diante da gravidade da queda nas temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um comunicado oficial de aviso meteorológico por conta do declínio térmico acentuado. O alerta inicial prevê uma redução imediata entre 3°C e 5°C no padrão das temperaturas cotidianas, trazendo riscos leves à saúde das populações vulneráveis e exigindo cuidados extras com o agasalho doméstico. O impacto inicial da instabilidade se concentra no norte do território gaúcho e nos setores oeste de Santa Catarina e do Paraná, onde frentes de chuva e trovoadas antecedem o resfriamento.

“Esta promete ser a massa de ar frio mais intensa a passar pelo território brasileiro em 2026 até o momento. Há condições técnicas favoráveis para a ocorrência de neve localizada entre a terça e a quinta-feira nas serras”, informaram os especialistas ao analisar o comportamento da primeira onda de frio.

Avanço do ar polar rumo a São Paulo e ao Centro-Oeste

A partir desta terça-feira, o corredor de ventos gelados rompe as barreiras do Sul e começa a modificar de forma drástica o clima no estado de São Paulo e na Região Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso do Sul. Em capitais como Porto Alegre, as temperaturas máximas registradas no período vespertino não devem ultrapassar a barreira dos 13°C, mantendo o ambiente frio ao longo de todo o dia. Até mesmo cidades de clima tipicamente quente, como Cuiabá, vão experimentar o fenômeno da friagem após a passagem da frente de vento e chuva, fazendo os termômetros despencarem nas zonas urbanas.

A tendência indicada para a madrugada de quarta-feira, 24 de junho, projeta uma das noites mais geladas de todo o período invernal para o interior paulista, centro-sul do Mato Grosso e o sul de Rondônia e Acre. O ar seco e frio de origem antártica estabilizará o tempo, dissipando as nuvens de chuva e abrindo espaço para madrugadas de céu limpo e forte resfriamento por irradiação. Os produtores rurais e os setores de transporte na rota da primeira onda de frio continuam monitorando as atualizações diárias dos mapas para mitigar os impactos da geada nas lavouras e garantir a segurança nas rodovias.