Carnaval na Boca do Rio: polêmica segue com novos desdobramentos; saiba mais

Carnaval na Boca do Rio: polêmica segue com novos desdobramentos; saiba mais

22 de julho de 2022 0 Por Rebeca Almeida

Blocos e camarotes se manifestaram contra a mudança, grupo divulgou abaixo-assinado e Comcar afirma que tem maioria a favor da mudança.

Fonto: Correio / Change.org/ Alô Alô Bahia / Redação | Fotos: Reprodução

Esta sexta-feira (22) fecha mais uma semana sem definição sobre o carnaval na Boca do Rio. No entanto, novos desdobramentos movimentaram a polêmica ao longo da semana, entenda:

Leia também:

Reunião do Comcar

Na próxima terça-feira (26), o Conselho Municipal do Carnaval vai se reunir para discutir o assunto e emitir um posicionamento sobre a alteração na festa.

O secretário-geral Comcar, Jairo da Mata, em conversa com o portal Alô Alô Bahia, disse que o grupo tem ampla maioria favorável à mudança. Por outro lado, não há consenso se sobre quando seria a alteração.

“Nós temos uma ampla maioria (para a mudança). Um grupo de conselheiros que é favorável à mudança agora em 2023 e outro grupo de que quer que ocorra em 2024. Mas todos, na sua grande maioria ou quase que unanimidade, concordam com a mudança”, disse. 

Camarotes

Porém, algumas associações de blocos e camarotes de Salvador fizeram um documento, que será entregue na reunião do Comcar, onde levantam argumentos contra a mudança do circuito já em 2023.

Tempo insuficiente, ingressos já vendidos com endereço da Barra, direito do consumidor e um apelo à saudade da folia no já tradicional circuito são os tópicos levantados no documento, que foi divulgado para o Jornal Correio, nesta sexta. O documento é favorável à mudança, desde que seja para 2024.

SOS Carnaval de Salvador

Também contrário à mudança, um grupo lançou o movimento ‘SOS Carnaval Salvador‘ para pedir que a transferência não ocorra.

Formado por empresários, músicos e compositores, moradores locais e blocos tradicionais e afro, o movimento cobra também que a decisão da Prefeitura seja discutida com a população.

Prefeitura

Em meio as polêmicas, a decisão final vai será do prefeito Bruno Reis. De acordo com o gestor, a prefeitura aguarda receber o projeto para tomar uma posição sobre a mudança. Ele afirmou, na última quarta-feira (20), que neste momento, o debate está com a sociedade civil.

“A prefeitura ainda vai receber o projeto para fazer analise. Por enquanto, esse debate está na sociedade. Ainda não chegou para a prefeitura para analisar. A medida que o debate seja concluído, e o projeto seja apresentado, nós vamos analisar e vamos tomar uma decisão”, disse.

O prefeito voltou a destacar que a possibilidade surgiu a partir de uma grande obra de requalificação do trecho da orla de Pituaçu. Segundo o gestor, a obra deve começar em cerca de 50 dias. Ele detalhou que com a saída do sistema viário da região da beira mar, a área ganhará um calçadão, como ocorre na região da Barra.