Direção do Circo Picolino reage e afirma que só deixará local quando a prefeitura cumprir acordo

Direção do Circo Picolino reage e afirma que só deixará local quando a prefeitura cumprir acordo

25 de fevereiro de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Local onde o equipamento é mantido há mais de 30 anos, será cedido, apenas após o cumprimento do acordo firmado no início deste ano

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: My Phantom Toy

Na manhã da última sexta-feira (23), uma reportagem surpreendeu os membros do Circo Picolino e o público em geral ao abordar a decisão da Prefeitura de Salvador em instalar um Oceanário no local ocupado pelo Circo por mais de 30 anos. A matéria foi publicada sem que os dirigentes do equipamento fossem ouvidos e mencionados na referida matéria.

Em resposta, o Circo Picolino destaca que, em 23 de janeiro deste ano, firmou um acordo com a Prefeitura, onde, o Circo Picolino ocupará uma nova área na Orla, distante cerca de 100 metros do local atual, assegurando assim a continuidade de suas atividades artísticas e culturais.

Como contrapartida, o Circo Picolino permitiu o uso de 160 m² de seu terreno para a obra de requalificação da Orla (Boca do Rio / Patamares), uma vez que a pista em construção atravessa parte dessa propriedade. No entanto, a mudança para a nova área só ocorrerá quando a Prefeitura cumprir sua parte, entregando o novo espaço em condições adequadas para as atividades desenvolvidas pela instituição.

Boca do Rio Magazine BDRM

A proposta da Prefeitura inclui encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para doação do novo terreno/espaço ao Circo Picolino. A conclusão dessas etapas é fundamental antes que o Circo possa desocupar o terreno atual, ocupado de maneira pacífica e produtiva por mais de três décadas.

O Circo Picolino espera que a divulgação dessas informações possa acelerar o processo, especialmente em um ano repleto de planos e ações. Com quase 40 anos de história, a instituição destaca seu compromisso contínuo, exemplificado pela aprovação do projeto “Celebrar os 40 buscando outros 40” pela Funarte, prevendo uma série de atividades para 2024.

Mesmo durante a pandemia, o Circo Picolino permaneceu ativo, contando com o apoio da Funarte e da Prefeitura de Salvador. Além do projeto aprovado pela Funarte, está prevista a realização de um documentário sobre a história do Circo e uma ação específica para o território, apoiada pela Fundação Gregório de Mattos.

O Circo Picolino reforça seu papel como parte fundamental da história cultural de Salvador, da Bahia e do Brasil, sendo um ponto de referência geográfica na Orla da capital. Com títulos de Utilidade Pública Estadual e Municipal, além da condecoração com a Ordem do Mérito Cultural conferida pela Presidência da República em 07/11/2007, o Circo Picolino permanece firme em seus sonhos, planos e propósitos.