Com projeto de Oceanário para Orla, espaço do Circo Picolino pode ser endereço de novo equipamento

Com projeto de Oceanário para Orla, espaço do Circo Picolino pode ser endereço de novo equipamento

23 de fevereiro de 2024 0 Por Marcelo Garcia

Prefeito Bruno Reis revelou que existe um grupo interessado na obra do oceanário de Salvador, que deve ficar, justamente, onde o circo está localizado

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Margarida Neide (Ag. A TARDE)

Foto: Ênio Santos / Boca do Rio Magazine

O prometido Oceanário de Salvador, aguardado para ser instalado na orla da capital baiana, já tem um lugar em estudo para sua instalação: a área do Circo Picolino. O tradicional espaço na orla de Pituaçu deve ser destinado para a construção do equipamento, após tramitação projeto de desafetação na Câmara de Vereadores de Salvador.

Ainda em 2021, Bruno indicou que já planejava a criação de um oceanário na cidade, no trecho de orla entre Boca do Rio e Piatã. “Estamos mobilizando, na Orla de Salvador, outro trecho a ser qualificado, das quadras da Boca do Rio até Piatã. Naquele canteiro central há a previsão de se instalar um grande oceanário em Salvador para ser mais um equipamento para atrair visitantes e turistas para nossa cidade”, explicou.

O local encontrado foi, justamente, o espaço onde o tradicional Circo Picolino está localizado, no canteiro da Av. Otávio Mangabeira, no bairro de Pituaçu. O movimento para criação do Oceanário se deu com a aprovação do Projeto de Lei nº 305/21, que estabelece o Plano Integrado de Concessões e Parcerias do Salvador (PICS) e altera a Lei Municipal nº 8.421/2013.

O projeto busca a requalificação dos serviços públicos disponibilizados à população por meio dos ganhos de eficiência gerencial e pelos recursos aportados pela iniciativa privada. Os projetos de concessões simples, administrativa e patrocinadas serão submetidos e aprovados pelo Conselho Gestor de Parcerias (CGP).

Informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças da Câmara de Vereadores de Salvador, outro projeto que tramita na Casa deve garantir que o executivo possa instalar o equipamento no local. Com 2.940m², o espaço do canteiro da avenida poderá ser disponibilizado no projeto de concessões para administração da iniciativa privada, com a construção do oceanário podendo ser realizada pela prefeitura em formato de parceria com o setor.

LEILÃO
Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (23), onde a prefeitura municipal entregou a reforma da escola Abrigo dos Filhos do Povo, no bairro da Liberdade, Bruno revelou que existe um grupo empresarial fortemente interessado em construir o oceanário, que promete ser uma grande novidade em Salvador.

“Tem um grupo que está interessado, a prefeitura desafetou a área, vai levar a leilão, quem arrematar, caso seja esse grupo tem o interesse de construir um oceanário, um equipamento importante para estimular o turismo da nossa cidade, para ajudar, inclusive, a levar mais pessoas para aquele trecho de Orla, que é um dos trechos mais lindos de Salvador”, disse.

Por fim, o chefe do executivo municipal acredita em consolidar a capital baiana como cidade que mais atrai turistas em todo o Brasil. “Com certeza vai ser o trecho de Orla de todos que nós estamos fazendo, que vai ficar mais bonito, então é um equipamento importante para consolidar Salvador como principal destino turístico do Brasil”.

Boca do Rio Magazine BDRM

CIRCO PICOLINO
O Circo e Escola Picolino, espaço histórico para as artes circenses da capital, já revelou muitos nomes no setor, durante 38 anos de atuação. No final de 2023, o espaço manteve um espetáculo circense contemporâneo, mesmo com obras de requalificação da Orla de Pituaçu, implementadas pela prefeitura.

O local já tem encarado a possibilidade de mudança do picadeiro para outro espaço, onde está aterrado há mais de 20 anos no mesmo local. O espaço tem atuado com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa), conta com um elenco de linguagens artísticas diversas – Alice Cunha, Any Gonçalves, Ed Carlos, Felipe Cerqueira, Lara Boker, Luana Tamaoki Serrat, Marcelo Galvão, Nina Porto, Pedro Silva e Yerko Haupt.