Prefeito e governador falam sobre a criação de um novo circuito para o carnaval de Salvador

Prefeito e governador falam sobre a criação de um novo circuito para o carnaval de Salvador

15 de fevereiro de 2024 1 Por Marcelo Garcia

Para o prefeito Bruno Reis, ainda não é o momento e, para o governador Jerônimo Rodrigues, já chegou a hora de pensar em um novo circuito

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine) | Foto: Valter Pontes (Secom/PMS)

Durante a apresentação do balanço do Carnaval, nesta segunda-feira (12), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) voltou a ser questionado sobre a possibilidade de criar um novo circuito para a folia, para desafogar a Barra. O prefeito respondeu que o foco da gestão é resgatar a importância do circuito Osmar (Campo Grande) e voltou a descartar a hipótese de mudança, ao menos por enquanto.

“Nossa estratégia em 2023 foi fortalecer o Carnaval no Centro. Em 2024, fortalecemos mais ainda. Fazendo isso, a curto prazo vai deixando de existir a necessidade de remanejar [o Carnaval] para outras áreas”, disse Bruno Reis. Ele lembrou que atrações de peso foram contratadas para se apresentar no circuito Osmar, e dos novos palcos montados pela Prefeitura na região.

“O intuito é tornar esse circuito ainda mais desejado. Além disso, estamos contratando fortes atrações. Colocamos cinco palcos no Centro”, apontou.

Bruno Reis ainda sugeriu uma espécie de “supersábado” para o próximo carnaval soteropolitano. Reis avaliou que o número de pessoas no sábado de carnaval tem aumentado a cada ano, o que favorece a criação de mais espaços para a folia no Campo Grande (Circuito Osmar).

Boca do Rio Magazine BDRM

Já o governador Jerônimo Rodrigues, falou que é necessário pensar na criação de novo circuito para a folia, após lotação no carnaval de Salvador.

“Chegamos a 11 milhões de pessoas, se contar com o Arrastão, chegaremos a 12 milhões. Então nós vimos que os circuitos não estão dando conta mais. Então, temos sim que pensar na abertura de outro circuito para garantir assim a segurança e o brilho da festa”, afirmou.

Na terça-feira (13), o acesso de foliões no Centro de Salvador foi bloqueado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), depois que cerca de 200 mil pessoas passaram pelo portal de abordagem e lotaram o Largo do Pelourinho. O local recebeu shows de Baco Exu do Blues e BaianaSystem.

Segundo a SSP-BA, a medida foi tomada para assegurar a segurança dos baianos e turistas que decidiram curtir o último dia de carnaval no local. O efetivo de bombeiros e policiais foi ampliado para situações de urgência e emergência.

“Também, na Praça Castro Alves, os bombeiros recomendaram fechamento”, explicou Jerônimo Rodrigues.

No sábado (10), um dos portões de acesso da Barra, ponto de início do percurso que encerra na Ondina, registrou filas imensas de foliões.